Dicas sobre a faculdade à distância, de acordo com a minha experiência.

15:04


Recentemente houve as inscrições para o SISU e para o PROUNI, há quem conseguiu uma vaguinha em uma faculdade (que goste ou não), e há quem infelizmente aguarda as próximas chamadas, e esperam uma luz pra reerguer o ânimo. Eu digo reerguer o ânimo porque ano passado passei por essa fase: fiz ENEM no ano retrasado, terminei o ensino médio super confiante de que iria direto pra uma faculdade, saiu as notas do ENEM, tive minhas duas escolhas do SISU recusadas por serem uma nota que não atingia o necessário, e de repente toda a minha super confiança morreu, me vi sem chão, e ali tomei um baita choque de realidade. Entrar para uma faculdade não é fácil.

Mas é claro, não fiquei parada não, pensei comigo que se eu parasse de estudar, eu perderia o gosto pela coisa, e quando surgisse a oportunidade eu poderia não querer mais, foi aí que encontrei um método alternativo: EaD, ensino a distância.

Hoje em dia eu não faço mais, tive uma pequena experiência de 8 meses com o EaD, mas o suficiente para auxiliar e dar umas dicas para quem quer fazer dele um plano B. As dicas eu vou dar de acordo com a minha experiência, de acordo com o polo que eu escolhi, nem todos os polos agem da mesma maneira, enfim, vocês vão entender:

A primeira dica que dou é superimportante: conheça o polo que você quer estudar. Com conhecer o polo eu quero dizer para você conhecer como as coisas funcionam, se tem aula presencial, se é apenas online, como entrar em contato com os professores, as provas, como funciona o site de estudo, aliás, peça para ver o site de estudo, explicar como ele funciona, analise se não é confuso. Um dos principais motivos por eu ter desistido da EaD foi o próprio site onde eu estudava, eu não tinha aulas presenciais, ia apenas a cada três meses fazer as provas, que aliás, nada haver com o conteúdo que eu estudava (o conteúdo era 1+1 e a prova era báskara, por exemplo), então ou eu estudava em casa, ou eu estudava em casa. Pesquisem, não levem em conta a oferta e os descontos, fale com alguém que esteja fazendo faculdade por lá, acreditem, vai ajudar muuito.


Criar uma rotina de estudos é fato, não há quem faça uma faculdade online que não tenha uma rotina, de hora x a hora y você estuda, e depois você faz outras coisas, aconselho desligar celular, TV, música, e se auto proibir de abrir uma nova guia na internet, hora de estudo é hora de estudo e só. Os primeiros dias são tranquilos, você está animado, uma semana depois vai cansando, você olha pra tela, vê a pessoa lá falando e falando, letras e mais letras, vai dando um sono, uma preguiça, e ainda falta um tempão pro seu horário de estudos acabar, parece tenso, mas é a verdade. É necessário muito ânimo, então se organize, escolha um horário em que você vai estar mais animado, e crie métodos para manter-se focado como, por exemplo, banho antes de começar, e muito café.

Outra coisa pra quem pensa em fazer a online, é que você precisa gostar de vídeo aulas. Outro motivo pelo qual não me dei bem foi a falta da presença de um professor, foi com a EaD que vi que eu funciono apenas como professor na minha frente, calor humano sabe? Kkk Então você precisa gostar de ver vídeos de pessoas falando e gesticulando por umas horinhas, vão ter vídeos legais, que te prendem do inicio ao fim, e vão ter os chatos que vão te fazer pensar em comida enquanto assiste. Mas a pior parte disso é não poder fazer perguntas, conversar com o professor, tirar dúvidas entre outras coisas, você precisa anotar e, ou perguntar online por chats, ou esperar a aula presencial (caso tenha), ou como no meu caso, ir até o polo e encontrar um professor e perguntar.



Para as coisas não parecerem tão obscuras, o EaD tem seu lado bom: você pode entrar a hora que quiser, então caso você tenha alguns compromissos ainda será possível manter as aulas em dia, mesmo que aconteça dentro do horário de estudos, em um tempinho livre dá pra dar uma estudada, tranquilo.

Aliás, não acumule conteúdos, parece uma dica boba, mas uma hora vai acontecer, a gente sempre pensa “deixa pra outro dia”, e de dia em dia, quando você vai ver é tarde. Confesso que tive os meus momentos, e pela experiência, não recomendo acumular. Essa dica entro no requisito: rotina de estudos, não a quebre, ela é essencial.

E por último, mas não menos importante, não exagerar. Tudo que é feito em excesso não é bom. Tudo bem que os estudos são feitos no conforto do seu lar, no seu cantinho, mas não há necessidade de se estudar todos os dias, e se for, uma horinha ou duas que é pra não pesar a mente, e a alma.

É isso, resumi ao máximo toda a minha experiência com a faculdade online. Decidi trazer essa postagem porque tem muita gente que vê o EaD como uma alternativa assim como eu, e vai sem ter noção nenhuma de como funciona. Foi uma experiência legal pra mim, ocupei minha mente, aprendi algumas coisas, não foi algo tão perdido assim. Espero que eu tenha ajudado a quem pensa em entrar, e a quem já entrou e está no inicio de tudo.

Conte para mim sua experiência com o EaD nos comentários.
Beijos ^3^

You Might Also Like

10 comentários

  1. Achei ótima a sua iniciativa de fazer este post, afinal não achamos muitas opiniões sinceras e vindas dos próprios alunos na internet, né?

    Na época dos meus estudos pré-vestibular, assisti muito aos vídeos de um canal chamado "Aula de"; na época era gratuito, não sei se ainda é. Mas sei que me ajudou muito e, no fim, deu tudo certo.

    Tenha uma quarta-feira linda ♥
    O Único Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada +Larissa Fonseca, eu gosto muito de compartilhar os meus aprendizados, realmente é bem escasso sobre o assunto, quando iniciei na online pesquisei e pesquisei, mas não encontrei quase nada que me fosse útil. Que bom que pra você deu certo <3

      Ótimo dia pra você também♥

      Excluir
  2. Ah, que post útil! Minha mãe fez faculdade Ead pela Uniasselvi e, apesar de achar bem complicado não ter um professor ali pra te explicar as coisas cara a cara (convenhamos que é bem mais difícil quando a aula é por vídeo, né?), ela gostou bastante da instituição e já é formada. Logo depois minha dinda e meu primo fizeram Ead pela Uniasselvi também, parece ser muito boa! Eu tô nessa fase de "socorro não passei no vestibular e não sei o que fazer da vida" então já cogitei EAD, mas assim como você, acho que não me daria tão bem com vídeo aulas também, então acabei descartando essa opção... Agora tenho que arranjar outra coisa pra ocupar a mente haha
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão feliz por saber disso, a minha antiga instituição prefiro nem dizer kkkkk é bom manter longe pra não atrapalhar a vida de mais ninguém kkkk Aliás Gabi eu sei exatamente como é essa fase, eu recorri na época pela EaD por pressão dos meus pais, de que deveria fazer algo pra não "mofar" em casa. Tenho certeza de que você vai encontrar a coisa certa!!

      Excluir
  3. Vou começar em breve uma, e esse post é bastante útil :*

    a-cacheada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas tbm são validas pra quem estuda presencial!
    Eu preciso me organizar.
    Minhas aulas começam semana que vem e já estou com saudades do meu tempo livre ahah

    Ainda nao comprei agenda pra anotar as coisinhas ahha

    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é super válido, kkkkk estamos no mesmo barco Nathalia, desespero já está batendo na porta.

      Excluir
  5. Apesar de você ter resumido, ficou bem explicativo, não entendia muito bem como funcionava. Pra mim por exemplo não serve porque sou preguiçosa e fico entediada fácil, mas que bom que tem essa opção, né? ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk eu descobri que também fico entediada fácil com esses vídeos. De fato, EaD não é pra mim. E sim é ótimo, ele é um pontinho de esperança para algumas pessoas.

      xX

      Excluir

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe